Joint Metal

Joint Metal » Produtos

As Umicore produz Soldas Fortes Especiais que garantem precisão e alta resistência às ferramentas de metal duro. Compostas de metal duro soldado sobre suportes de aço, a união entre esses materiais deve conferir à ferramenta resistência suficiente às exigências mecânicas e térmicas. Essas condições, porém, só podem ser asseguradas conhecendo-se os coeficientes de dilatação térmica dos materiais envolvidos.

Ao serem resfriados depois de expostos ao calor, metal duro e aço tendem a apresentar trincas e fissuras, caso o processo de brasagem não tenha sido realizado adequadamente. Muitas vezes trincas e fissuras são imperceptíveis a olho nu, entretanto, comprometem o desempenho e a qualidade da ferramenta. As Soldas Fortes Especiais Umicore equilibram plenamente as tensões de resfriamento, eliminando as desigualdades de dilatação existentes entre o metal duro e o suporte de aço.

Os aditivos umectantes das Soldas Fortes Especiais Umicore contribuem para uniões de alta resistência à tração e ao cisalhamento e atendem com segurança às exigências impostas pelas peças.

Soldas Fortes Especiais
A Umicore produz Soldas Fortes Especiais indicadas para aplicações específicas em metais duros, todas com alta qualidade.

Liga 4900
Indicada para soldagem de todos os tipos de metais duros, inclusive metais à prova de desgaste e limitada ductilidade que, por dilatação, quando submetidos à temperaturas elevadas, tendem a trincar-se.

Liga 21/68
Para a brasagem de ferramentas e de metais duros especiais altamente solicitada térmica e mecanicamente como perfuratrizes, brocas de mineração rotativas e de percussão, sondas e ferramentas para desbaste. Utilizada também na soldagem de ferramentas que não permitem o uso de cobre. Por ser um metal de baixa dureza, pouca resistência térmica e temperatura elevada, o cobre pode afetar as propriedades metalúrgicas do aço. Operando a 500ºC, a resistência de união com a Solda 21/68 é 50% da resistência ambiente.

Liga 48/10
Para brasagem de pastilhas de metal duro que contenham 9% ou mais de cobalto em sua composição, a Umicore indica a Liga 48/10. A melhor forma de aquecimento neste caso é o processo indutivo e não em forno com atmosfera protetora ou a vácuo.

Liga 97/3
Mundialmente conhecida como Corson-Bronze, a Liga 97/3 é empregada para soldagem de metal duro com mais de 13% de cobalto. Após a soldagem, as ferramentas podem ser submetidas a temperaturas de até 500ºC para receberem tratamento térmico. A temperatura de trabalho admissível no forno é de 1050ºC. Utilizadas em processo de aquecimento por indução com ou sem fluxos, a brasagem é feita com atmosfera protetora ou sob vácuo.

 

* Sob consulta.

Siga a JOINT


Tenha Produtos de alta qualidade